trabalho microbio
Patógeno: Levedura C. albicans e espécies relacionadas.
Modo de transmissão: A transmissão ocorre pelo contato com secreções ou excreções da boca, pele, vagina ou fezes de pacientes ou portadores; também da mãe para o neonato durante o parto e por disseminação endógena.
Diagnóstico: Pode ser diagnosticado pela observação de células leveduriformes e pseudo-hifas em exames microscópicos de observação a fresco e pela confirmação por culturas.
10- Além dos pulmões, a aspergliose invasiva pode afetar os seios nasais, olhos, coração, rins, pele e outros órgãos. Já a infecção por espécie de Penicillium envolve os pulmõs, o fígado e a pele.
Duas doenças e seus diagnósticos clínicos:
1) Histoplasmose: é uma micose sistêmica de gravidade variável, de assintomática a aguda, e crônica. A lesão primária geralmente atinge os pulmões. A doença aguda envolve mal-estar, febre, calafrios, cefaléia, mialgia, dores no peito e tosse não produtiva. A histoplasmose é a infecção fúngica sistêmica mais comum em pacientes com AIDS.
Diagnóstico laboratorial: Leveduras de H. capsulatum, podem ser observadas em esfregaços, corados por Giemsa ou Wright, de exsutados de ulcerações, medula óssea, escarro e sangue. H. capsulatum produz colônias de bolores quando incubado em temperatura ambiente e de leveduras quando incubado em temperatura corporal. A conversão da forma de bolor para levedura pode, algumas vezes, ser acompanhada no laboratório. Estão disponíveis testes cutâneos e procedimentos de imunodiagnósticos.
2) Zigomicose pulmonar: o termo zigmicose se refere a uma doença causada por um dos diversos fungos da classe dos Zigomicetos. Esses fungos estão amplamente distribuídos no solo e em matéria vegetativa. Apesar de serem discutidos na seção sobre doenças do trato respiratório inferior, esses fungos causam doenças com ampla gama de manifestações clínicas.
Diagnóstico laboratorial: pode ser feito pela