Micr Bios
O mundo dos micróbios
Os micróbios causadores de doenças
Os micróbios úteis
Defesas externas do corpo
Defesas internas do corpo
A vacinação e a esterilização
Conclusão
Bibliografia
2
O trabalho com o tema “Os microrganismos e as defesas do corpo” foi sugerido pela professora de Ciências da Natureza do 6ºB, professora Isaura Pereira.
Vou explicar neste trabalho os vários micróbios que nos podem ou não fazer mal e também as defesas do nosso corpo contra aos micróbios que nos fazem mal.
3
Os micróbios são seres vivos de pequenas dimensões que só se conseguem ver com o auxílio do microscópio. Alguns causam doenças (micróbios patogénicos) e outros ajudam o ser humano (micróbios úteis).
Os micróbios, para se desenvolverem ou reproduzirem precisam de sítios com humidade, temperatura entre os 30º e 40º C e alimento suficiente.
Se os micróbios não tiverem estes três factores de desenvolvimento para se reproduzirem produzem esporos (células reprodutoras) e desaparecem as bactérias
Os micróbios são o grupo mais espalhado na Natureza, existem no ar, na água e no solo contactando assim directamente com o ser humano através dos alimentos, do ar, da água, etc.
Existem quatro tipos de micróbios: os vírus, as bactérias, os protozoários e os fungos.
Nome
Vírus
São os microrganismos mais pequenos que existem, só observáveis ao microscópio electrónico e não são considerados seres vivos, pois segundo a teoria celular todos os seres vivos são constituídos por células e os vírus não;
Bactérias
São microrganismos unicelulares e são responsáveis pela maioria das doenças infecciosas; Protozoários
Fungos
Doenças
Características
A tuberculose, a cárie dentária, a cólera e algumas pneumonias;
São seres unicelulares com núcleo diferenciado e São formados por células filamentosas (fio);
São seres pluricelulares, exceptuando as leveduras que são unicelulares.
4
Imagem
São infecciosos, pois são prejudiciais para a saúde e são os responsáveis