trabalho metodologico
Objetivou-se com esse trabalho analisar técnicas experimentas que visam à sustentabilidade do sistema produtivo dos equinos. Então para um sistema de produção ser economicamente viável, ele precisa ser sustentável ,caso contrário, acabará. Nesse contexto as entidades ligadas ao setor rural têm trabalhado duro para levar ao campo tecnologias que aumentem a produtividade sem afetar o meio ambiente.
INTRODUÇAO
Compreendendo – se que para um sistema ser considerado sustentável ele tem que apresentar pelo menos alguns dos vários princípios básicos que a sustentabilidade possui, ou seja, para que um sistema de produção seja considerado sustentável é necessário ser economicamente viável, socialmente justo, ecologicamente correto e culturalmente aceito.
Contudo sistemas sustentáveis tem que combinar técnicas de produção e gestão para aumentar o lucro e melhorar o ambiente ecológico e socioeconômico. Para isso, estes sistemas devem ser criados para ser eficientes, incluindo as avaliações econômicas, aceitação social e compatibilidade ecológica. Com isso o reconhecimento da importância das questões ambientais tem contribuído para as ações no âmbito do desenvolvimento sustentável, principalmente pelo fato dos consumidores estarem interessados em produtos produzidos de maneira sustentável.
Segundo Assis (2003), tem-se buscado então um processo de desenvolvimento que tenha como base um crescimento econômico que possibilite a manutenção ou aumento, ao longo do tempo, do conjunto de bens econômicos, ecológicos e socioculturais, desta maneira, desenvolvimento econômico se tornará sustentável.
Com essa ideia do sistema sustentável e o avanço dos estudos na área de nutrição equina e do melhoramento genético das raças, possibilitando a produção de cavalos de maior valor, o sistema de criação extensiva foi substituído pelos sistemas intensivo e semi-intensivo.
Conclusão
Com tudo isso é necessário que se tenha um equilíbrio entre a produção, o homem e a natureza,