Resumo Recuperação de Desastres
A recuperação de desastres é a habilidade de recuperar a empresa vitima de um de um evento que impactou o funcionamento do seu centro de dados o mais competente e rapidamente possível. Ao elaborar um plano, foi tomado o primeiro passo da recuperação de desastres. O tipo de desastre pode variar, mas o objetivo final será sempre o mesmo. Restabelecer as atividades da empresa!
Um local de backup é vital, mas será inútil sem um plano de recuperação. O plano de recuperação de desastres ou plano de continuidade dos negócios irá determinar cada faceta do processo de recuperação de desastres, incluindo, mas não limitado a:
Quais eventos denotam possíveis desastres
Quais pessoas na empresa têm autorização para declarar um desastre e, conseqüentemente, colocar o plano em ação
A seqüência de eventos necessária para preparar o local de backup, uma vez declarado o desastre
As funções e responsabilidades de todo o pessoal envolvido na execução do plano
Um inventário do hardware e software necessários para restaurar a produção
Um cronograma listando os membros da equipe que compõem o local de backup, incluindo um cronograma de rotação para suportar a continuação das operações sem estressar os membros da equipe
A seqüência de eventos necessária para mover as operações do local de backup para o centro de dados novo/restaurado
Os planos de recuperação de desastres freqüentemente servem o propósito de juntar todos os detalhes. Este nível de detalhe é vital porque, no caso de uma emergência, o plano pode ser a única coisa que restou do seu centro de dados anterior (obviamente, além dos backups externos) para ajudá-lo na reconstrução e restauração das operações.
Planos de Contingência de Espaço de Trabalho Alternativo
Segundo a Agência Estadual de Gerenciamento de Riscos do Texas (SORM), há seis tipos de planos de contingência, para o caso de:
1. Instalações do cliente (In-House). Construir instalações nos moldes da