"Mãe que estais no céu"
Pablo Javier Simonetti Borgheresi é um escritor Chileno, nascido a 7 de Dezembro de 1961 em Santiago do Chile. Licenciou-se em engenharia civil na Universidade Católica e obteve o bacharelato em Engenharia Económica em Standford. Dedicou-se á literatura a partir de 1996, ganhando o seu primeiro prémio, em 1997, no concurso nacional de contos com a principal historia “Santa Lucia”. Este e outros contos formaram o livro “Vidas Vulneráveis”, publicado em 1999, que ganhou o prémio municipal de Santiago. Ao longo dos anos tem escrito vários livros dos quais se destaca “Mãe que estais no céu” ou “Madre que estas en los cielos” que foi publicado em 2004. Este livro, traduzido em 5 línguas, é uma das 3 novelas mais vendidas no Chile, nos últimos 10 anos.
Este livro, que considero um livro de memórias é escrito por Julia Bartolini, que conta a sua história de vida na primeira pessoa e ao mesmo tempo serve como um pedido de desculpas aos seus filhos.
Com 77 anos, Julia vê-se entre a vida e a morte devido ao cancro da mama que lhe foi diagnosticado. Com o pouco tempo que lhe resta de vida, Julia decide escrever um livro no qual conta a sua infância, os seus anseios, os seus desgostos e, principalmente, o arrependimento que a invade.
Victoria Campos, mãe de Julia, morreu com cancro da mama, uma morte lenta e dolorosa devido a todos os tratamentos de quimioterapia. Julia descreve a sua morte como “A robusta árvore que o seu corpo sempre foi apodrecia pelo tronco e semana após semana deteriorava-se com o ardor que a levaria às portas da morte.” Ao ver-se submergir numa situação tão semelhante, Julia recusa os tratamentos com o receio de vir a sofrer tanto como a sua mãe.
Para