Trabalho Maria Ol Via
Ensinar exige...
Mariana A. L. dos Santos
R.A: B716ch5
São José do Rio Pardo
2014
Criticidade
Quanto mais a reflexão crítica ajudar o sujeito a se perceber e perceber suas razões de ser, mais consciente está o tornando, mais está reforçando a curiosidade epistemológica, e assim, haverá condições para que ele seja sujeito autônomo.
A educação mostra que quem estuda mais, tende a ser mais feliz e ter uma expectativa de vida melhor. Isso porque, quem estuda, desenvolve mais habilidades, melhora a condição social e podem ter acessos as redes que podem ajudá-las a terem mais conquistas sociais. Sendo assim, as pessoas tem maior satisfação em diferentes esferas de sua vida.
Pesquisa é uma atividade onde gera conhecimento, a respeito de determinado assunto, relacionando as informações obtidas.
Exige determinação e muita força de vontade, e faz adquirir mais experiências e conhecimentos no cotidiano.
Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível muda-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes.
Respeito á identidade cultural e apreensão da realidade
A prática educativa enquanto prática humana é absolutamente ética. A razão afetiva e fundamental de tais atitudes se enraíza na dimensão metafísica do ser humano.
Disponibilidade para o diálogo
O professor deve estar disponível ao diálogo, não somente ao diálogo com aluno, mas sim ao diálogo com a comunidade a sua volta. Pois a ato de educar exige estar aberto a novos horizontes.
A educação tem como objetivo formar pessoas capazes de atuar positivamente na mudança do mundo. Para que isso seja possível, é necessário que o professor transmita a informação para o aluno, lembrando que junto com esta informação, existe uma ideologia por detrás.
Respeito aos