Relatorio 1
Os elementos metálicos são os mais numerosos entre os elementos, suas propriedades químicas são da maior importância para as indústrias e a pesquisa contemporânea. Assim tem os metais com maior tendência a ceder elétrons que são os mais reativos e aparecem no inicio da fila de reatividade dos metais. (SHRIVER e ATKINS, 2003, pag. 313.).
Os metais alcalinos são membros do grupo 1 da tabela, uma das características marcantes do grupo é a semelhança das propriedades químicas dos seus elementos. Suas propriedades físicas e químicas são dominadas pela facilidade com que o elétron da valência pode ser removido. Os metais alcalinos são os mais violentamente reativos, eles são oxidados muito facilmente, não são encontrados no estado livre na natureza e não podem ser extraídos de seus compostos por agentes redutores comuns. Todos os metais alcalinos são muito leves de cor cinza prateado. Como sua camada de valência só tem um elétron, a ligação no metal puro é fraca, levando a pontos de fusão, ebulição e densidade baixos. A energia da primeira ionização dos metais alcalinos são pequenas e, assim eles existem em seus compostos como cátions de carga unitária. A baixa energia de ionização tornam os metais alcalinos excelentes agentes redutores.(SHRIVER e ATKINS,2003,pag313.)
Metais alcalino-terrosos são muito reativos e não são encontrados livres na natureza, eles são geralmente encontrados como cátions de carga dupla em compostos. Eles são os elementos químicos do grupo 2 (2A) da tabela periódica, assim o nome alcalino-terroso provem de um nome que recebiam seus óxidos: terras, onde possuem propriedades básicas (alcalinas). Segundo a lei de Pauling apresentam eletronegatividade maior ou igual a 13, são metais de baixa densidade, coloridos e moles, reagem com facilidade com halogênios para que formem sais iônicos, e com a agua para formar hidróxidos fortemente básicos (mas não tão rapidamente como os metais alcalinos).(J.D Lee, 1999.)
OBJETIVO
Estudar de forma