TRABALHO MALHAS POLIGONAIS
A partir do texto em anexo faça uma pesquisa sobre malhas poligonais e sua utilização na arquitetura. Depois em uma folha com malhas retangulares faça um desenho simples de uma região plana e encontre a área desta região usando malhas triangulares.
O trabalho deve seguir a seguinte estrutura:
!) Capa
2) Pesquisa
3) Desenho da região plana
4) o calculo da área utilizando malhas triangulares
5) A bibliografia pesquisada
MATEMÁTICA APLICADA NA ARQUITETURA E URBANISMO
MALHAS POLIGONAIS
DISCIPLINA: MATEMATICA APL. ARQ. URB
ALUNA: DENISE KELLY SOUZA ALVES
PROF: DENAIR STELA
TURMA: T2CD
Sobre malhas na arquitetura
Malha
É um espaço aberto entre nós de rede. No caso de os nós estarem situados num plano, como os nós se interligam por segmentos de reta, os espaços abertos entre eles tomam a forma de polígonos planos, cujos vértices são os próprios nós da malha. A teia de aranha é um exemplo natural de malha plana com função-solução estrutural.
As malhas aleatórias são infinitas, já que um grupo de pontos em um plano define uma malha. Se os pontos não estiverem contidos no mesmo plano, definirão uma rede espacial.
As malhas podem ser vistas a cada instante; seja num céu estrelado, numa calçada de pedras, etc. As mais interessantes são as repetitivas, ou seja; as que seguem regras de formação. Não é muito grande o número de malhas repetitivas.
Malhas Poligonais
Dentre elas, estão as malhas regulares que são formadas por apenas um tipo de polígono regular que podem ser o quadrado, o triângulo regular e o hexágono regular. Sendo elas:
A malha triangular é a mais densa de todas (maior número de vértices em uma mesma área), o que pode ser avaliado considerando-se o somatório das áreas das figuras em torno de um nó.
A malha quadrada é a que o homem mais utiliza em suas construções. O quadrado não é muito estável, facilmente se deforma em um paralelogramo. Seu uso é tão antigo que uma medida de área refere-se a "quadrados".
A malha