TRABALHO LITERATURA Final
O presente trabalho é sobre a obra “Terras do sem fim”, de Jorge Amado. O maior representante do ciclo do romance baiano. Um romance concluído durante seu exílio em Montevidéu, em agosto de 1942 e publicado no ano seguinte. A obra é inspirada na vida do seu pai, em que, o autor narra a disputa de uma terra entre a Família Badaró e o Latifundiário Horacio da Silveira.
É objetivo deste trabalho, trazer uma analise histórica, política e social do ultimo capitulo do romance, chamado “O progresso”. Uma vez que, na divisão instituída pelo professor orientador, nos foi designado o dito capitulo.
ANALISE DOS PERSONAGENS
CORONEL HORÁCIO DA SILVEIRA - No início da história, é o homem mais rico da região, o chefe político da oposição, com amplo domínio em Ferradas e Tabocas, e a pessoa mais temida em todo o Sul da Bahia. Casado com Ester. Seus grandes sonhos são tornar-se o chefe político do lugar e apossar-se das terras férteis – e ainda sem dono – de Sequeira Grande.
ESTER SILVEIRA–Casa-se com o Coronel Horácio da Silveira. Sonhava uma vida totalmente diferente da que vai ter. Ao decorrer da história, o destino lhe apresenta o Dr. Virgílio.
DR. VIRGÍLIO CABRAL– Advogado recém-formado, enviado a Tabocas para servir ao chefe da oposição, Coronel Horácio da Silveira.Amante de Ester, porém, tinha um “caso” com a mulher da vida, chamada Margot.
MARGOT– Apaixonada por Virgílio, mulher livre e vivida. Envolve-se com Juca Badaró.
CORONEL MANECA DANTAS - Amigo e compadre do Coronel Horácio da Silveira por quem guarda a maior lealdade – o que não o impede de manter relações formais e amistosas com os Badaró, exceto nas horas de combate. É proprietário da Fazenda Auricídia (nome de sua esposa) está situada nas bordas da mata do Sequeiro Grande, entre as terras de Badaró e do Coronel Horácio da Silveira.
AURICÍDIA DANTAS– Mulher do Coronel Maneca Dantas.
ANÁLISE LITARÁRIA
Terras do sem fim é um romance pertencente a segunda fase do Modernismo. Possui um narrador