trabalho final de literatura
Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária
Vanessa da Silva
O inapreensível, o inominável e teoria fantasmática na arte literária:
A fruição do entremeio
São Paulo
2014
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Vanessa da Silva
Trabalho final apresentado à disciplina Teoria Literária - Especulações sobre a natureza e a função do “objeto ausente” na arte literária, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária, da Pontifícia Universidade de São Paulo, ministrada pela Profa. Dra. Maria Rosa Duarte de Oliveira.
São Paulo 2014
O inapreensível, o inominável e teoria fantasmática na arte literária:
A fruição do entremeio
Vanessa da Silva
Aluna regularmente matriculada no Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP
Em todas as esferas da vida, seja no convívio social, na trajetória profissional ou no ambiente familiar, espera-se que todas as nossas atitudes sejam padronizadas, etiquetadas, definidas, classificadas e separadas em compartimentos, como se fossem roupas que se coloca em gavetas separadas por tipo ou cor. Para ter uma vida perfeita, as pessoas buscam seguir padrões e se, de alguma maneira, eles forem subvertidos, também serão, irremediavelmente, catalogados.
A experiência com o inapreensível é algo que não se está acostumado a aceitar, por mais que ela permeie muitas relações sociais – nem sempre as nossas ações e modos de vida são completamente dominados por nós –, por exemplo, no caso de ter de lidar com alguma grave doença.
Para que se tenha sucesso em algum projeto de vida, este deve ser começado, desenvolvido e terminado. O meio do caminho não importa, mas sim o que sentiremos e o que teremos quando concluí-lo.
Assim como em todos os âmbitos da vida, o estudo da literatura, tal qual aprendemos no ensino médio e mesmo na graduação,