Trabalho Larissa Democracia
1) O capitalismo é em sua análise final inconciliável com a democracia, se por democracia abrangemos como o poder popular ou governo do povo, não existe capitalismo governado pelo poder popular, ele é estruturalmente antiético em relação a democracia, pela razão que nunca existiu uma sociedade capitalista na qual não tenha sido atribuído à riqueza um aceno privilegiado ao poder.
Socialista: É uma tendência interna do partido dos trabalhadores. Essa concepção advém da leitura crítica das experiências de transição socialista, das experiências contraditórias e muitas vezes limitadas de superação do neoliberalismo e das experiências de participação popular e democracia participativa em nossos governos do Brasil.
2) Por democracia entende-se uma das várias formas de governo, em particular aquelas em que o poder não está nas mãos de um só ou de poucos, mais de todos, ou melhor, da maior parte, como tal se contrapondo às formas autocráticas, como a monarquia e oligarquia. Hoje vivemos em um modelo de democracia representativa, onde a sociedade delega a um representante o direito de representá-lo, e de tomar as decisões que melhor favoreça os interesses de toda a população.
A democracia direta, pode já ser vista como um tipo de sistema onde os cidadãos discutem e votam diretamente as principais questões de seu interesse. Na Grécia Antiga, as assembleias populares reuniam a população das cidades-estados democráticas na Ágora (praça), local onde as leis e principais decisões eram discutidas e resolvidas. Vale lembrar que nos moldes gregos, o exercício de opinião política estava restrito a uma parcela específica da população. No entanto, trata-se de um modelo aplicável apenas a populações e territórios pequenos. 3) O que se tem vivenciado no Brasil é a crise do modelo de democracia. Os representantes já não representam o povo; que por sua vez já não se interessa pelos assuntos políticos. O numero de partidos cresce, mas suas