trab paola
Ana Carolina Guimarães, André Lezerrovici, Beatriz Fenandes, Giovanna Botechio e
Larissa Heitmann. RI 2B.
A democracia é, em essência, o governo que reflete a vontade da maioria sem prejudicar a minoria. Faz parte de uma democracia que sejam assegurados os direitos fundamentais, tais como a liberdade de expressão e de religião; permitir que todos tenham proteção legal igualitária; permitir e, de fato, garantir que a população se organize e participe da vida política, econômica e cultural da sociedade. Uma democracia deve ter eleições livres e abertas a todos os cidadãos, visto que eleições transparentes legitimam o governante eleito. A existência de um partido único ou de um governo ditatorial é antidemocrática, dado que fere os princípios básicos da democracia. O sistema democrático reflete a vida política, social e cultural de cada país, assegura os direitos, mas também exige que os cidadãos cumpram seus deveres. Se o conceito de democracia pudesse ser reduzido a algumas palavras, estas seriam: tolerância, cooperação e compromisso.
O documentário "A Democracia no mundo globalizado" apresenta questões atuais que envolvam democracias. Entre elas, a crise que vem sendo enfrentada nos EUA e na Europa, onde já que o voto não é obrigatório, o número de abstenções cresce a cada eleição; também como a maioria dos países nos dias de hoje são democráticos, se pensamos em uma definição simples para o termo, e que o formato democrático vem se aperfeiçoando para dar voz a todos os grupos na sociedade, tal como é a essência da democracia. No entanto, se a democracia é adotada um conceito mais exigente, como a sociedade participativa e a constituição de uma sociedade de cidadãos iguais, estamos longe de sermos democráticos.
Pensando na história da democracia, a França foi a primeira que estipulou que o poder provém do povo e não de Deus; vem de baixo para cima e, não o contrário.
Como o tempo, houve um