Resumos A dialética do bom aluno e Educação multicultural e educação brasileira
PAIXÃO, Marcelo. A dialética do bom aluno. In: __________. A dialética do bom aluno. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008. p. 73-81.
p. 73: "Acredita-se, destarte, que seja justamente através da educação que uma determinada sociedade terá plena capacidade de moldar os indivíduos à sua imagem e semelhança. [...] na tradição filosófica do Ocidente, o tema da educação remonta ao tipo de cidadão que se almeja obter."
p. 74: "O modelo brasileiro de relações raciais produz um interação amistosa entre os indivíduos portadores das distintas marcas raciais, desde que mantido o padrão assimétrico que sempre fundamentou esses contados"
"Por esse mesmo rigoroso motivo podemos limitar nesta reflexão aos marcos do pensamentos ocidental."
p. 74-75: "Desse modo, o fato de as pessoas brancas, [...] ocuparem posições sociais de maior destaque acaba sendo incorporado à natureza das coisas. Da mesma forma os afro-descendente naturalmente acabam sendo destinados às funções de pior qualidade, de menor prestígio e mais precárias. Em síntese, essa realidade vige justamente obedecendo um padrão de relacionamentos raciais que não põe em dúvida o primado da hegemonia branca que deve reger nosso mundo social."
p. 75: "Coerente com a longa tradição do pensamento ocidental, o sistema de ensino brasileiro educa as pessoas ao exercício de suas futuras funções sociais."
"[...] vale frisar que tantas humilhações vivenciadas pelos infantes e jovens afro-descendentes no espaço escolar , diante de seus colegas brancos, obedece ao princípio educativo de que todos devem inculcar os parâmetros das hierarquias raciais vigentes na sociedade brasileira."
p. 76: Apesar do silêncio da família exercer um papel importante em termos de confirmação do quadro de disparidades raciais, são as "[...] agências secundárias de socialização, como é o caso do sistema de ensino, acabam ficando com a principal incumbência do ensino às crianças e adolescentes brasileiros, portadores das distintas marcas raciais