Pluralidade Cultura e Multiculturalismo
“Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.” Bob Marley
Pluralidade Cultura e Multiculturalismo
Pluralidade Cultural é um dos temas transversais propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
O Brasil, por apresentar uma grande dimensão territorial, possui uma vasta diversidade cultural. Os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos foram os primeiros responsáveis pela disseminação cultural no Brasil. Em seguida, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, árabes, entre outros, contribuíram para a diversidade cultural do Brasil. Aspectos como a culinária, danças, religião são elementos que integram a cultura de um povo.
E é através do PCN poderemos conhecer o desafio da Pluralidade Cultural que é respeitar os diferentes grupos e culturas que compõem o mosaico étnico brasileiro e mundial, incentivando o convívio dos diversos grupos e fazer dessa característica um fator de enriquecimento cultural. Com ela propomos os respeitar as diferenças, enriquecer-se com elas e, ao mesmo tempo, valorizar a própria identidade cultural e regional. Também lutar por um mundo em que o respeito às diferenças seja à base de uma visão de mundo cada vez mais rica para todos nós.
Todas as culturas humanas criaram modos de viver coletivamente, de organizar sua vida política, de se relacionar com o meio ambiente, de trabalhar, distribuir e trocar as riquezas que produzem. Mais ainda, todos os povos desenvolveram linguagens, manifestações artísticas e religiosas, mitologias, valores morais, vestuários e moradias. Assim, a pluralidade cultural indica, antes de tudo, um acúmulo de experiências humanas que é patrimônio de todos nós, pois pode enriquecer nossa vida ao nos ensinar diferentes maneiras de existir socialmente e de criar o futuro.
Dentro da Pluralidade Cultural abrimos espaço para estudar sobre preconceitos e é através do PCN que nos mostra que devemos viver democraticamente em uma sociedade