Multiculturalismo
1 INTRODUÇÃO Multiculturalismo e Pluralidade Cultural andam juntas mas são completamente diferentes. O Multiculturalismo descreve a existência de muitas culturas em uma determinada sociedade sem que nenhuma delas predomine adiante temos a Pluralidade Cultural que consiste no conhecimento e a valorização das características étnicas e culturais dos grupos sociais.
2 ETAPA
A Pluralidade Cultural diz respeito ao conhecimento e a valorização das características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais, às desigualdades socioeconômicas e à crítica da sociedade discriminatória que existe em nosso País. Nossa sociedade deve expor a diversidade étnica e cultural, compreender as relações e desigualdades e não negar esta diversidade, pois a pluralidade cultural é a afirmação da diversidade como forma para se construir a identidade de uma nação. Já o Multiculturalismo descreve a existência de muitas culturas numa localidade, cidade ou país, sem que uma delas predomine. No Brasil é a mistura de culturas e miscigenação dos credos ocorridos no Brasil desde os tempos da colonização. O Brasil incorpora em seu território culturas de toda a parte do mundo.
O tema da Pluralidade Cultural busca contribuir para a construção da cidadania na sociedade pluriétnica e pluricultural. Tendo esse objetivo maior em vista, devemos: • conhecer a diversidade do patrimônio etno-cultural brasileiro, tendo atitude de respeito para com pessoas e grupos que a compõem, reconhecendo a diversidade cultural como um direito dos povos e dos indivíduos e elemento de fortalecimento da democracia; • valorizar as diversas culturas presentes na constituição do Brasil como nação, reconhecendo sua contribuição no processo de constituição da identidade brasileira; • reconhecer as qualidades da própria cultura, valorando-as criticamente,