Trabalho Kal
Curso: Tecnólogo em logística
Aluno: Ricardo de Araújo Vilella
RA:8073843843
Professor: Agnaldo Roberto Almeida
Gestão de Estoques
Introdução
Uma característica essencial da atividade do gestor de estoques é o pragmatismo. Gerir estoques é uma atividade que exige resultados efetivos, passíveis de mensuração e informe periódicos, aliando teoria à prática
O Livro analisa a sequência de implantação de um processo de gestão de estoques. Iniciando pela classificação e codificação dos materiais, planejamento e gestão da demanda, inclui técnicas para dimensionamento de lotes e estoques de segurança, medição de desempenho e técnicas de controle da operação de estoques.
Finaliza com o planejamento orçamentário e a avaliação de desempenho da gestão.
O Papel do estoque
A existência do estoque está vinculada a manter o equilíbrio entre o consumo e a fonte fornecedora, possibilitando um fornecimento contínuo dos produtos aos clientes internos e externos da empresa. Desse equilíbrio, pode-se determinar a melhor estratégia de rentabilidade, ou seja, em tempos de economia inflacionária, a estratégia é manter estoques elevados, devido à pressão de aumento de preços. E em tempo de economia estável, a melhor estratégia é manter os estoques reduzidos, dentro de um limite aceitável para atender os consumidores.
No entanto, a existência de estoque provoca certa redução na lucratividade da empresa, em função dos custos envolvidos, como o custo de estocagem e o custo administrativo.
O controle de estoque é um elemento básico em todas as fases do sistema de desenvolvimento, planejamento e administração de empresas, e uma das grandes vantagens é evitar desvios e roubos.
Suas atribuições são: determinar os itens que devem ser controlados; determinar a compra ou a fabricação de material para repor no estoque; manter registros de entradas e saídas de material; inventário de material; identificação e eliminação do estoque de