Arte Bizantina
O termo arte bizantina refere-se à expressão artística de caráter religioso do Império Bizantino. No entanto, deve-se lembrar que esta tendência artística, por meio de influência político-religiosa, expandiu-se para regiões fora das fronteiras imperiais.
Justiniano
Flávio Pedro Sabácio Justiniano , conhecido simplesmente como Justiniano I ou Justiniano, o Grande, foi imperador bizantino desde 1 de agosto de 527 até à sua morte.
Nasceu em Tauresium, na Dardânia, perto da atual cidade macedônia de Skopje. Era sobrinho de Justino I, um camponês da Trácia, quaseanalfabeto, que havia ascendido na carreira militar, acabando por tornar-se soberano do Império Romano Oriental. Justiniano, apesar de ser de origem também camponesa, teve boa educação graças a seu tio, o qual, não tendo filhos, o adotou.
Assim, apesar de pertencer a uma família de origem humilde, foi nomeado cônsul ligado ao trono por seu tio, Justino I. Em 527 recebeu o título deaugusto e, com a morte do tio, no mesmo ano, foi coroado imperador. Culto, ambicioso, dotado de grande inteligência, o jovem Justiniano parecia talhado para o cargo. O Império Bizantino brilhou durante seu governo. Na Páscoa de 527, ele e sua esposa, Teodora, foram solenemente coroados. Sobre Teodora sabe-se que era filha de um tratador de ursos do hipódromo e que tivera uma juventude desregrada, escandalizando a cidade com suas aventuras de atriz e dançarina. Não se sabe exatamente como Justiniano a conheceu. Seu matrimônio com a antiga bailarina de circo e prostituta teria grande importância, uma vez que ela iria influenciar decisivamente em algumas questões políticas e religiosas.
Justiniano cercou-se de um estreito grupo de colaboradores, entre eles Triboniano, Belisário, João da Capadócia e Narses. Segundo Procópio de Cesareia, um escritor daquele tempo, Justiniano aspirava a recuperar o antigo esplendor de Roma, motivo pelo qual realizou toda a ampla série de campanhas posteriores. Durante a maior parte de seu