Produ o do Alúmen
PRODUÇÃO DO ALÚMEN
PALHOÇA
2015
PRODUÇÃO DO ALÚMEN
Trabalho apresentado à Prof. Dr. Rachel Faverzani Magnago da Universidade do Sul de Santa Catarina, como requisito parcial para obtenção de aprovação na Unidade de Aprendizagem de Química Aplicada à Engenharia.
PALHOÇA
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVO 4
2.1 OBJETIVOS GERAIS 4
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 4
3 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 5
3.1 MATERIAIS E EQUIPAMENTOS 5
3.2 MÉTODO 5
3.3 RESSULTADO 6
3.3.1 Cálculo do rendimento químico 6
4 CONCLUSÃO 8
5 ANEXO 9
1 INTRODUÇÃO
Alúmens são compostos iônicos que cristalizam a partir de soluções contendo ânion sulfato, um cátion trivalente (Al, Cr, Fe) e um cátion monovalente (K , Na, NH4).
KAl(SO4)212H2O, é considerado um sal duplo e encontra-se disponível na natureza na forma do mineral denominado Calinita. Por outro lado, podemos obter o mesmo composto na forma de cristais, quando se misturam duas soluções aquosas, quentes, de sulfato de alumínio (Al2 (SO4)3) e de sulfato de potássio (K2SO4) e resfria-se a solução resultante.
Devemos distinguir entre um sal duplo e um íon complexo, que são espécies estudadas em Química Inorgânica.
A análise demonstrada no relatório, tem como objetivo preparar o alúmen, sulfato duplo de alumínio e potássio hidratado, KAl(SO4)2 + 12H2O , através de um pedaço de alumínio.
2 OBJETIVO
2.1 OBJETIVOS GERAIS
Objetivou-se neste experimento ilustrar os princípios teóricos e práticos da síntese química através do exemplo da síntese do alúmen a partir do alumínio e relacionar as transformações químicas que ocorrem durante uma síntese com as observações experimentais.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Foi aplicado a execução de um processo químico que utiliza o alumínio para serem transformadas em um composto chamado Alúmen KAl(SO4)2 + 12H2O e com a realização de cálculos baseados na equações para determinar o rendimento da reação.
3 REVISÃO