Sintese do alumen de potassio
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA FUNDAMENTAL
EXPERIMENTO Nº9
SÍNTESE DO ALÚMEM DE POTÁSSIO
ALUNO: Andressa Ilana Soares Galdino.
TURMA: E3.
PROFESSOR: Jefferson Princival.
RECIFE, 29 DE OUTUBRO DE 2010.
Sumário
1- INTRODUÇÃO 2- MATERIAIS E MÉTODOS 2.1 PROCEDIMENTO 3- RESULTADOS E DISCUSSÕES 4- CONCLUSÕES 5- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 6- ANEXO 1 – QUESTÕES 7- ANEXO 2 – CÁLCULOS
Introdução
Na sociedade atual, são fabricados alguns materiais que não são biodegradáveis, isto é, não são decompostos por microorganismos, causando grande poluição ambiental. Além disso, a grande maioria desses materiais é retirada de reservas minerais não renováveis, diminuindo assim os recursos naturais da Terra. Quase todo lixo produzido pelos seres vivos, exceto o homem, sofre um reciclagem natural, são decompostos por microorganismos. Muitos materiais utilizados na produção de objetos, embalagem para produtos alimentícios e de consumo como: embalagem plástica, vidro, latas de óleo, cerveja, refrigerantes não se decompõe naturalmente ou levam muitos anos para que isso aconteça.Uma lata de alumínio não se corrói nunca.
Atualmente é crescente o emprego do alumínio na fabricação de embalagens para bebidas, por isso se é interessante a reutilização do mesmo.
No ramo da química foram desenvolvidos processos que tornam possível o reaproveitamento do alumínio para encaminhá-lo no uso de outras atividades.
Um alúmen é a designação atribuída aos sais duplos do ácido sulfúrico de fórmula MeIMeIII(SO4)2.12 H2O, onde MeI representa um metal monovalente e MeIII um metal trivalente. Os sais possuem sempre 12 moléculas de água de cristalização. Os metais monovalentes que podem entrar na composição do alúmen são o sódio, o potássio, o rubídio, o césio, o tálio (e também o ião amónio NH+4). Os metais trivalentes são o alumínio, o crómio, o ferro, o tálio e outros.
O