Trabalho IPVA
(Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores)
Presidente Getúlio, 15 de Abril de 2013.
Sumário
Introdução......................................................................................................3
IPVA..............................................................................................................4
IPVA Continuação........................................................................................5
Conclusão......................................................................................................6
Bibliografia....................................................................................................7
Introdução
O IPVA surgiu através da Emenda Constitucional nº. 27, de 28.11.1985, que atribuiu aos Estados e ao Distrito Federal competência para instituir imposto sobre propriedade de veículos automotores vedando a cobrança de impostos ou taxas incidentes sobre a utilização de veículos, dispositivo esse ratificado pelo art. 155 da CF/88.
IPVA
O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é um imposto estadual cobrado anualmente a qualquer pessoa que possua veículo automotor (motocicletas, carros, embarcações, aeronaves, etc.).
Os estados e o distrito federal são o sujeito ativo e a competência de lançar e cobrar o tributo. O sujeito passivo é os proprietários de veículos automotores que são obrigados a pagar este tributo.
O fato gerador ocorre quando uma pessoa compra um veículo e a hipótese de incidência já instituída em lei fazem a pessoa ter IPVA para pagar.
Para se chegar ao valor do imposto que cada proprietário veicular tem de pagar dois aspectos são usados, que são a base de calculo e a alíquota. A base de calculo é valor do veiculo analisando marca, modelo e ano. A Alíquota é um percentual que varia de um tipo de veículo para outro variando de 1% a 6% onde se retira da base de calculo, chegando