Trabalho Interdisciplinar Individual
Este trabalho busca apresentar de maneira organizada e sucinta sobre o espaço administrativo onde se expressa assuntos sobre microeconomia e macroeconomia, suas diferenças e interligações.
Engloba sobre os métodos quantitativos aplicados à gestão empresarial, que se junta com suas variáveis formando um conceito sólido e uma visão objetiva.
E também expressando uma visão ética sobre os problemas da sociedade consumista da contemporaneidade. Proporcionando assim, uma visão clara sobre fatores econômicos no ambiente empresarial e social.
MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
Os estudos da economia se dividem em dois grandes blocos, a Microeconomia e a Macroeconomia.
A Microeconomia examina as ações dos agentes econômicos e empresas nas atividades produtivas. Seu foco é a interação destes agentes no mercado, assim, dentre seus estudos, se destacam a oferta, a demanda, o equilíbrio de mercado, as estruturas de mercado, teoria da firma e a teoria do consumidor.
A Macroeconomia se ocupa de estudar o funcionamento do sistema econômico como um todo, utiliza como meio de estudo os grandes agregados econômicos, tais como produto, investimento, renda, inflação e balanço de pagamentos.
Esse ciclo econômico se alterna, uma das variáveis centrais, inflação, taxa de juros e taxas de câmbio.
A inflação é a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro. Mas, é popularmente usada para se referir ao aumento geral dos preços.
Um exemplo clássico de inflação foi o aumento de preços no Império Romano, causado pela desvalorização dos denários que, antes eram confeccionados em ouro puro, e passaram a ser fabricados com todo tipo de impurezas. O imperador Diocleciano, em vez de perceber essa causa, culpou a avareza dos mercadores pela alta dos preços, promulgando em 301 o Edito Máximo, que punia com a morte qualquer um que praticasse preços acima dos fixados. A taxa de juros está intimamente relacionada com a