trabalho infantil
O Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil propõe à Comissão Municipal do PETI – Guarulhos, uma parceria na consecução do projeto “Comunidade e Escola: Criança não trabalha”. Fruto da preocupação do Fórum Estadual em promover o empoderamento das comissões municipais no combate ao trabalho infantil, o projeto prevê a formação de professores da rede pública e educadores de organizações da sociedade civil na perspectiva de inserir a temática do trabalho infantil e dos direitos da criança e do adolescente na proposta pedagógica dessas instituições. Propõe também a realização de um concurso de produções artísticas envolvendo as organizações e as crianças, de maneira a levar essas reflexões não somente para educadores, como também para a comunidade, família e as próprias crianças.
Justificativa
Partimos do princípio de que prevenir e erradicar o trabalho infantil é um compromisso com a cidadania e com o futuro das crianças e adolescentes e, portanto, com o próprio país. Tal desafio deve ser visto como uma tarefa coletiva envolvendo escola, família, Estado e sociedade civil organizada, em uma ação em rede a serviço da aprendizagem de crianças e adolescentes.
A escolha pela cidade de Guarulhos deve-se ao fato de que esse município já desenvolve relevantes iniciativas no enfrentamento do trabalho infantil e também pela preocupação do Fórum e da Comissão do
PETI em identificar e prevenir as diferentes formas e expressões de trabalho infantil que ainda persistem na cidade de Guarulhos e no Estado de São Paulo. Alinhando-se também com a política nacional de combate as piores formas de trabalho infantil pois o Brasil é signatário da convenção 182 da OIT.
Objetivo
Sensibilizar a comunidade sobre os temas do trabalho infantil e dos direitos fundamentais da criança e adolescentes, constituindo-se como referência de boa prática de prevenção e combate ao trabalho Infantil.
Eixos da FORMAÇÃO