Resumo-O que é psicologia-Maria Luiza Silveira Teles
Livro: o que é psicologia-Maria Luiza Silveira Teles.
Capitulo 1_O que é psicologia?
A psicologia é uma ciência que busca compreender o Homem,seu comportamento,para facilitar a convivência com sigo próprio e com o outro.Pretende fornecer-lhe subsídios ara que ele saiba lidar consigo mesmo e com as experiências da vida.Pois é a ciência do comportamento,no sentido mais amplo,não apenas como reações externas,mas também como atividades da ciência e mesmo do inconsciente,em um plano indiretamente observável.
Seu objeito tem variado ao longo do tempo e sua pré-historia confunde-se com a própria historia da filosofia.No sentido etmologico,seria a ciência da alma ou o estudo da alma.
Foi a partir daí que os gregos começaram a achar que todo ser humano possuía uma contraparte imaterial do corpo,de onde provinha os processos psíquicos,dos quais o cérebro seria apenas mediador.
O rompimento brusco nesse conceito se deu com o filosofo Frances René Decartes (1596=1650) que com a teoria do dualismo psicofísico-distinção entre coro e mente-influenciou toda a Psicologia posterior,afirmando que o comportamento animal era mecanicista,isto é,obedecia a ações puramente reflexas(conceito animais sem mente).
Desta forma,durante duzentos e cinquenta anos,a Psicologia continuou sendo o estudo da mente ou da consciência.
Nos séculos XVII e XIX,duas grandes correntes dominavam o pensamento ocidental,em relação a mente:o empirismo inglês que acreditava que todo conhecimento se baseava nas sensações(os órgão dos sentidos receberiam a estimulação do mundo exterior,e os nervos a conduziam ao cérebro resultando na percepção dos objetos).e o racionalismo alemão.
A Psicologia tem agora campo próprio de estudo.
Ela se preocupa com o Homem,diferentemente de qualquer outra ciência.Tem objetivo determinado,objetivos claros,usa métodos especiais,embora seu campo de estudo ainda se confunda,em suas fronteiras,com a