Linguagem
SUELLEN SOARES SILVA
A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM
RESUMO
Este artigo apresenta um estudo realizado sobre o desenvolvimento infantil, o desenvolvimento da linguagem na criança, assim como o conceito e as funções da linguagem, tanto do ponto de vista da linguística, quanto da visão da psicanálise. O objetivo consistiu em esclarecer a importância da linguagem para a constituição do sujeito. Foram realizadas pesquisas bibliográficas, percebendo-se que a linguagem é de extrema importância, pois esta capacitou o ser humano a se diferenciar dos animais.
Palavras-chave: Linguagem; Desenvolvimento Infantil; Psicanálise; Personalidade.
INTRODUÇÃO
A infância pode ser descrita com uma fase decisiva, pois é nessa etapa que ocorre o desenvolvimento psíquico, físico, que surgem as primeiras mudanças, desilusões, descobertas, contato com o outro e com o mundo exterior através da linguagem. Para discorrer sobre a importância da linguagem, é necessário explanar sobre a aquisição da mesma, sobre a língua, a fala, assim como suas características. A língua faz parte da linguagem, constitui um sistema de símbolos que compõem um código que serve os indivíduos em suas necessidades de entendimento. Esta pode apresentar várias modalidades, sendo um fator social. Já a fala é a realização da utilização da língua.
A linguagem apresenta grande importância, uma vez que é através dela que ocorre a comunicação e se expressam os sentimentos. Pela mesma o pensamento se desenvolve, porque é a forma de anunciar o que pensamos e assimilar as ideias do outro.
O texto também irá falar da influência da linguagem para a psicanálise, pois o trabalho do analista consiste em interpretar o que o paciente relata, e essa escuta não deve ser voltada apenas para as palavras que o sujeito quer dizer, mas também para os conteúdos inconscientes manifestos.
O objetivo geral desse estudo consiste em analisar a importância da linguagem para a