psicologia
INTERAGINDO OS CONHECIMENTOS DA PSICOLOGIA NA ENFERMAGEM
São José dos Quatro Marcos/MT
2014
LUCAS TARGA NEVES
INTERAGINDO OS CONHECIMENTOS DA PSICOLOGIA NA ENFERMAGEM
Trabalho acadêmico apresentado ao Curso de Enfermagem (2º Semestre), da Faculdade de Quatro Marcos – FQM, sob a orientação do Prof. Emerson Miller, como requisito avaliativo parcial (N1), à Disciplina de Metodologia Científica.
São José dos Quatro Marcos/MT
2014
Interagindo os Conhecimentos da Psicologia Na Enfermagem *Lucas Targa Neves.
Resumo:
No Momento Atual, passamos por transição paradigmática em Relação a como Compreendemos Saúde e Cuidado. O Modelo Biomédico vem sendo substítuido por uma visão integral do homem e, na Assistencia, privilegia-se a promoção de saúde e a prevenção de agravos. Entretanto,o discurso da Responsabilidade pessoal pela saúde pode construir nos usuarios sentimentos como culpa, vergonha, medo e paranóia, e nos profissionais, Impotencia e Frustação. Estes Sentimentos atrapalham a relação de vínculo e, com isto, a eficácia do atendimento. O objetivo Deste estudo, de natureza teórica, é propor um diálogo entre a psicologia, com sensibilidade contrucionista social, e a Enfermagem, a fim de analisar as Possibilidades de Cuidado construídas a partir deste. Como alternativa ao Discurso da responsabilidade Relacional e a Compreensão de saúde e cuidado dentro do tempo longo, do tempo Vivido e do tempo Curto.
Palavras-chave: Psicologia,Conhecimento.Enfermagem.
*Acadêmico do 2º Semestre de Enfermagem da Faculdade de Quatro Marcos- FQM.
1. Introdução:
O Psicólogo Profissonal da Saúde tem como papel clínico , social, organizacional e educacional , com áreas de atuação que abrangem a Psicologia Preventiva