fisica
2. Para quebrar uma noz é necessária uma força de resistência de 300N. Para isso utiliza-se uma quebra-nozes cuja distância da noz ao ponto de apoio é de 5 cm e do ponto de aplicação da força potente até o ponto de apoio, 15 cm. Calcule a intensidade da força potente.
3. Qual é a força necessária para erguer um objeto que pesa 500N, utilizando uma alavanca interfixa na qual o BP é de 2 m e o BR é um décimo disso.
4. Paulo faz uma força de 35N num certo ponto a 20 cm do apoio de uma alavanca. Que peso ele pode levantar, se o mesmo está colocado a 10 cm do ponto de apoio do lado oposto?
5. Alavancas são simples peças rígidas, tais como barras, hastes, travessões (retos ou curvos), capazes de girar ao redor de um ponto ou eixo, denominado fulcro ou ponto de apoio. Tesouras, hastes de guarda-chuva, alicates, balanças, articulações das 'velhas' máquinas de escrever, remos, gangorras e tantos outros dispositivos funcionam baseados no princípio das alavancas.
Em uma das extremidades da alavanca, o operador aplica seu esforço (F) e ela transfere para a outra extremidade (ou região) uma força (R) para a “carga” aí colocada.
Classifique as alavancas representadas.
6. A figura mostra um bloco, de peso igual a 700N, apoiado num plano horizontal, sustentando um corpo de 400N de peso, por meio de uma corda inextensível, que passa por um sistema de roldanas consideradas ideais. O módulo da força do plano sobre o bloco é:
a) 1100 N
b) 500 N
c) 100 N
d) 300 N
e) 900 N
7. (ITA-SP) O verão de 1994 foi particularmente quente nos Estados Unidos da América. A diferença entre a máxima temperatura do verão e a mínima no inverno anterior foi de 60°C. Qual o valor dessa diferença na escala