Linguagem corporal
A linguagem corporal é uma forma de comunicação não-verbal. Que abrange principalmente gestos, postura, expressões faciais, movimento dos olhos e proximidade entre locutor e interlocutor. A linguagem corporal foi uma das primeiras formas de comunicação humana e continua sendo uma das mais fortes e expressivas. A linguagem corporal vem sendo utilizada através dos anos, e está relacionada principalmente ao sistema límbico, o qual usa o corpo para a comunicação não verbal.
Os gestos e as expressões faciais falam muito mais do que as palavras. Albert Mehrabian, em 1950 apurou que a mensagem na comunicação interpessoal é transferida na seguinte proporção:
• 7% - Verbal (somente palavras)
• 38% - Vocal (incluindo tom de voz, velocidade, ritmo, volume e entonação)
• 55% - Não-verbal (incluindo gestos, expressões faciais, postura e demais informações expressas sem palavras
A linguagem corporal pode ser utilizada como código por determinados grupos. Militares e policiais por exemplo, possuem códigos de gestos para transmitirem informações como acelerar, agrupar, parar ou bater em retirada. Culturalmente um povo pode adotar gestos característicos que os identifiquem. Assim como ocorre de existirem significados diferentes para um mesmo gesto em diferentes culturas. O punho fechado com o polegar levantado na maioria dos países é interpretado como sinal de “positivo”. Na Itália é interpretado como um gesto obsceno. Utilizada de maneira adequada, a linguagem corporal pode reforçar e enfatizar a mensagem oral, pode complementar ou concluir raciocínios.
Muitos especialistas se debruçam nesta área, pois podem perceber através dos gestos e expressões faciais se o que uma pessoa está dizendo condiz exatamente com seus sentimentos e reais intenções.
A neurociência descobriu que estamos sempre movimentando os olhos para compor em nosso cérebro a imagens que vemos. Além disso segundo o especialista Giovanni Mileo, diversos estudos