Trabalho infantil no Brasil
TRABALHO INFANTIL NO BRASIL
Igarassu, 14 de Fevereiro de 2013.
Macilene Assis dos Santos.
1º Ano – Curso Direito – 1º Semestre 2013
TRABALHO INFANTIL NO BRASIL
O estudo posto em prática visou à observação do Trabalho Infantil no Brasil, no intuito de compreender os motivos que levam empresários a contratar menores para o trabalho, mesmo conscientes de estarem transgredindo a Lei, portanto sujeitos a medidas punitivas.
Neste Trabalho utilizou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica, de livros, trabalhos e documentos publicados em revistas, bem como, na web a respeito do tema abordado, permitindo desta forma um direcionamento coerente, por conterem dados informativos que nos apontam o âmago do problema.
Apurou-se por intermédio da pesquisa causas e consequências, provenientes do trabalho precoce, bem como, da exploração do trabalho infantil por empresas de vários ramos.
Desta feita, Concluímos que o problema causado pela contratação ilegal do trabalho infantil é muito mais complicado do que se imagina, pois além da situação de extrema pobreza familiar dos empregados mirins, há inúmeros fatores que contribuem na inclusão precoce de crianças no mercado de trabalho.
A exemplo, temos a larga oferta de emprego das empresas direcionadas para este público, onde os patrões visualizam no menor a mão-de-obra abundante e a baixo custo, sem falar que estes pequenos trabalhadores não possuem liderança de classe que possa representá-los na reinvindicação dos seus direitos; mesmo cientes de que estão transgredindo as leis do país e que se pegos serão punidos, insistem nesta prática.
Não obstante, existe também a oferta, representada pelos pais e responsáveis, que se mostram cumplices e incentivadores dessa conduta, seja por necessidade financeira ou por acreditarem que desta forma estarão encaminhando estas crianças para o aprendizado de uma