Psicologia e Educação Física
1 – A Psicologia tem como conceito estudar o comportamento e os processos mentais, sentimentos, razões e inconsciente dos ser humano analisado, através de acontecimentos da realidade vivenciada pelo homem de forma natural. Sendo considerada, pois como a atividade humana de busca do conhecimento sobre a realidade do ser humano.
2 – O BEHAVIORISMO: Sua contribuição mais importante foi definir o fato psicológico de modo concreto, pelo comportamento, teoria comportamental ou análise experimental do comportamento.
A GESTALT: Surgiu para negar e combater a fragmentação das ações e processos humanos, nos estudos realizados pelas tendências da psicologia do século XIX, teve como postulado principal a necessidade de compreender o homem como uma totalidade, tem na noção de percepção como um ponto de partida, defende a ideia de que o comportamento humano deve ser estudado nos seus aspectos mais globais levando em consideração as condições que alteram as concepções do sujeito.
A PSICANÁLISE: Trouxe para a Psicologia uma importante ajuda, fundou-se na recuperação da afetividade, através da sexualidade infantil, introduzindo os conceitos de ID, EGO e SUPEREGO.
3 – Ela contribui para um melhor proveito entre professores e alunos, além de pais e todos que os rodeiam no mundo escolar e geral, ajudando os alunos a entenderem as complicações da educação e enfrentar o mundo exterior.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES II
1 – Piaget define em sua teoria o equilíbrio e o desequilíbrio, repetidas experiências físicas ou mentais, se interessava nos estudos das questões relativas ao conhecimento, o que é e como se chegar a ele, e que através do crescimento das crianças isso seria possível, pelo estudo natural do pensamento infantil, para Piaget, a escola deve ter como base as etapas de desenvolvimento infantil dos alunos, desafiando-os a resolverem e descobrirem o conhecimento.
Vygotsky construiu sua teoria com base no desenvolvimento do