RE-SIGNIFICANDO AS PRÁTICAS CORPORAIS NA SAÚDE PÚBLICA: Uma intervenção integrativa entre a Educação Física e a Psicologia.
521 palavras
3 páginas
RE-SIGNIFICANDO AS PRÁTICAS CORPORAIS NA SAÚDE PÚBLICA: Uma intervenção integrativa entre a Educação Física e a Psicologia.
RELATO DE EXPERIÊNCIA
O presente trabalho trata-se de um relato de experiência acadêmica a partir da inserção no Programa de Educação pelo trabalho para a Saúde – PET-Saúde Rede de Atenção Psicossocial, vinculado à Univali (Universidade do Vale do Itajaí) em parceira com a Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí. Após a seleção dos bolsistas, capacitação e vivência nos diferentes contextos desta Rede, definiu-se o campo de intervenção, por área de interesse. Este relato discorre sobre uma intervenção integrativa entre a Educação Física e a Psicologia, numa perspectiva interdisciplinar, em duas Unidades Básicas de Saúde. Nas UBS’s já existiam ações de intervenção da psicologia junto ao grupo denominado Terapia Comunitária Integrada no qual a Educação Física juntou-se executando dinâmicas de interação, confiança, reflexão entre outras, preparando para o início da Terapia, mas, percebeu-se que a atuação de forma interdisciplinar não estava ocorrendo. Refletindo com a equipe sobre os limites de nossas intervenções, decidimos então aplicarmos outra estratégia, convidando o grupo e o restante da comunidade, através dos ACS´S, para participarem de um novo projeto. Com o objetivo de buscar atividades mais prazerosas que façam parte da cultura corporal de movimento destas pessoas e que possam ultrapassar a ideia de atividades físicas com heranças tecnicistas. O projeto acontecia toda semana, em frente à UBS, no entanto verificamos a pouca adesão, sobretudo, devido ao dia e aos horários oferecidos. Diante desta realidade e em conversa com a coordenação da Unidade, optamos por trocar de proposta, desenvolvendo o projeto “Sala de Espera”, que faz parte do programa do Ministério da Saúde, denominado Humaniza-SUS. Verificamos que o usuário, em espera fica impaciente e até por vezes estressado, o que reflete diretamente no atendimento ao