Bocais e Orifícios
Centro de Ciências Exatas e Tecnologia - CCET
Engenharia Ambiental - 7º Semestre
Amanda Fernandes Barbosa
Caroline Alves Gil da Costa
Letícia Ferreira Queiroz
Mariana Thaís Rodrigues Godoy
Priscila Guenka Scarcelli
Ravena Thiemi Miahira Martins
Bocais e Orifícios
Prof. Dr. Fábio Veríssimo
Campo Grande – MS 2013
1. Introdução
Nas aplicações em Hidráulica os orifícios e bocais são utilizados basicamente como dispositivos de descarga e controle de vazões.
Os orifícios são aberturas, de forma geométrica definida, feita na parede de um recipiente de onde escoa o fluído contido. O orifício é o mais rudimentar de todos os aparelhos primitivos para a medição da vazão.
Bocais são peças tubulares adaptadas aos orifícios com a finalidade de dirigir o jato com comprimento entre 1,5 a 5 vezes o diâmetro do orifício. Os bocais possuem diversas aplicações, tais como: controle de vazão em geral (água e efluentes industriais), irrigação e drenagem, esvaziamento de reservatórios, combate a incêndios; projetos hidrelétricos, estações de tratamento de água e esgoto, entre outros.
As partículas de um líquido qualquer, ao atravessar uma seção contraída passando pelo centro de orifício ou bocal, teriam velocidade idêntica à da queda livre, desde a superfície livre de seu reservatório até o plano de referência. Porém esta velocidade teórica não considera as perdas existentes sendo importante realizar sua correção através de um coeficiente, o mesmo ocorre com a vazão, assim faz-se necessário o conhecimento destes valores antes de qualquer atividade para sua real representação. Deste modo é visado neste experimento o aprendizado sobre como determinar tais valores.
2. Objetivo Obter experimentalmente os coeficientes de velocidade, vazão e contração de cada orifício e bocal utilizado no ensaio além de compará-los com os valores previstos em teoria.
3. Aparato Experimental O