Trabalho infantil em face dos direitos humanos
Apresentaremos neste presente trabalho referente à disciplina de Ciências Políticas e Direitos Humanos um tema de grande importância, que é o Trabalho Infantil no Brasil, analisando suas principais características, relacionando o trabalho precoce com o desempenho educacional das crianças e descrevendo quais são os instrumentos e programas que o Governo brasileiro está desenvolvendo para enfrentar o problema e por meio de que instituições, deixando clara a posição dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e da Constituição brasileira a respeito desse tema.
Para o Brasil, o combate do Trabalho Infantil é uma questão de Direitos Humanos, sendo ele um problema que está associado à pobreza, à desigualdade e à exclusão social existentes no Brasil, mas existem outros fatores como a natureza cultural, os fatores vinculados a formas tradicionais e familiares de organização econômica, em especial na pequena produção agrícola e a organização social da produção que contribuem também para o seu agravamento.
Sabendo disso, nosso objetivo neste trabalho é mostrar o quanto o Trabalho Infantil é prejudicial à nossa sociedade. Não se deve esperar mais para começarmos a mudar esses fatores, já citados acima, que contribuem tanto para a imposição do Trabalho infantil na sociedade brasileira.
Precisamos preparar melhor o futuro para as pessoas que estão chegando, e uma das maneiras de fazer desse futuro um lugar melhor é as políticas sociais terem uma atenção maior em relação às Crianças e Adolescentes, respeitando as etapas do ciclo de vida de cada um, que devem ser destinadas primordialmente à educação e à formação desses indivíduos.
2 TRABALHO INFANTIL
Ao encontrar uma definição para o trabalho infantil, há de se mencionar que este é toda forma de trabalho prejudicial exercido por crianças e adolescentes, abaixo da idade mínima estabelecida e resguardada dentro da legislação de um país, sendo este exercício uma violação aos direitos das