Relatorio psicologico casa de saude
Apresento este relatório que tem por objetivo apresentar as atividades extracurricular desenvolvidas na casa de Saúde São Pedro, durante o período de Agosto 2010 a Julho 2011 e orientado pela psicóloga da instituição, Marileide Maciel Machado (CRP n° 13/1824).
Com o intuito de descrever todas as atividades aplicadas durante todo o estagio extracurricular realizado pela estagiaria , aluna do curso de psicologia do centro universitário de João Pessoa- UNIPE.
O presente relatório é dividido em quatro partes, na primeira encontra-se uma breve fundamentação teórica, na segunda parte há a descrição da instituição, na terceira parte encontra-se a descrição das atividades realizadas na instituição e por fim na ultima parte há as considerações finais a respeito do trabalho realizado.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
O conceito atual de loucura, de acordo com Pessotti (1994), remete a um estado individual de perda da razão ou do controle emocional, independentemente dos significados sociais ou políticos atribuídos ao louco, pois ta is significados variam ao longo das épocas, de acordo com cada cultura. Na Antiguidade Clássica, a loucura fazia parte do cenário e linguagem comuns. Não tinha um significado médico ou especificamente psicológico. Nas obras de Homero, por exemplo, a loucura era considerada obra dos deuses, que interferiam sobre o pensamento e ação dos homens levando-os a se comportar de maneira bizarra. Já na Idade Média a loucura era identificada com a possessão diabólica. Nessas épocas, porém, o louco estava inserido na sociedade, gozando de certa liberdade. Segundo Rezende (1987), eles vagavam pelos campos e cidades e sobreviviam da caridade pública ou realizavam pequenos trabalhos. As famílias mais ricas mantinham seus loucos em casa, sob os cuidados de um assistente. Nestes momentos históricos a incapacidade para o trabalho não era motivo para exclusão, pois as atividades