Projeto de pesquisa
O Trabalho Infantil – Correndo atrás da Identidade Infantil.
OBJETO DE ESTUDO
Averiguar o quadro social de crianças e adolescentes que vivenciam a exploração do trabalho infantil na zona urbana de Tianguá- CE, mais especificamente na localidade do Campo do Laurão.
PROBLEMA DE PESQUISA
Como a exploração do trabalho infantil que acontece todos os dias, oculta a identidade social de crianças e adolescentes?
OBJETIVO GERAL
Propor uma discussão sobre a construção da identidade social infanto-juvenil.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Averiguar junto à família o desenvolvimento humano sem a exploração do trabalho infantil;
• Conscientizar os pais de que a melhor forma de ajudar seus filhos a ter uma vida digna é através do estudo;
• Despertar na própria criança a consciência de seus direitos e deveres;
• Sensibilizar a população sobre os temas do trabalho infantil e dos direitos fundamentais da criança e do adolescente.
JUSTIFICATIVA
A exploração do trabalho infantil ocorre de muitas formas, não só pela a força braçal, mais também ocorre à exploração sexual e outros tipos de maus-tratos. Com isso muitas vezes não se consegue identificar a verdadeira identidade da criança. Uma localidade de zona urbana, desassistida em serviços públicos, apresenta um cenário preocupante que se faz necessário um olhar focalizado, com a necessidade da implantação de projetos de pesquisa social que possa identificar os casos de exploração do trabalho infantil.
De acordo com a Constituição Federal de 1988, lei 8.069/90 Estatuto da criança e do adolescente- ECA, Art. 4º “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”.
É com base nesta lei, que o projeto