trabalho infantil
(OIT) ORGANIZAÇÂO INTERNACIONAL Del TRABAJO
ERRADICAR O TRABALHO INFANTIL DOMESTICO.
O que a nota OIT quer destacar, é que o trabalho infantil domestico, acontece desde os mais primórdios tempos. Embora seja notado mais minuciosamente na atualidade com a legalidade a favor da criança e do adolescente, esta é uma pratica já existente desde a colonização, onde as criancinhas nascidas de escravas com seus algozes, eram levadas às Santa Casa de Misericórdia, através da roda giratória .
E meninos e meninas eram separados, quando sobreviviam, eram preparados para servir os
Senhores e as Senhoras das fazenda nas tarefas domesticas.
As meninas eram ensinadas a cuidar dos filhos dos senhores, a limpar a casa, lavar roupas,passar a ferro,cozinhar etc, E os menino eram desde cedo vestidos como homenzinhos de vestis de marinheiro, soldados, já para prepara-los para servir a Pátria: Os mais franzinos eram levados também a praticar trabalhos domésticos nos casarões, servindo seus patrões. Como esse trabalho e realizado nos interiores dos casarões, esses pequenos trabalhadores ficavam invisíveis para a sociedade,
Trazendo para nossa realidade no Brasil. Há algumas décadas, mais exatamente nos anos 64, por exemplo,: Quando as famílias vinham em busca de uma suposta vida "melhor" na ilusão e com promessas de emprego fácil, deixavam suas cidades e vinham para São Paulo ou Rio de janeiro.
Mas ao chegarem se deparavam com os desafios que as cidades grandes lhes propunham.
Muitas dessas famílias vinham com muitos filhos,já que era comum que as famílias tivessem no mínimo uns sete (7) filhos.
"E essas crianças que em suas terras, mesmo com dificuldades financeiras brincavam de todas brincadeiras infantil e ate sonhavam"; De repente se vêem em situações de desconforto, deslocadas de seu habitat e ainda com a necessidade financeira da família ainda mais agravada, pois longe de parentes, de familiares