TRABALHO INDV
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
Política Nacional de Assistência Social (PNAS).....................................................6
SUAS: seus Avanços e Desafios..............................................................................7
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................9
4 REFERÊNCIAS ......................................................................................................10
1 INTRODUÇÃO
A construção da Politica de Assistência Social e seus Desempenhos
A Constituição federal de 1988 foi, efetivamente, um importante marco para a história brasileira. Entre inúmeros avanços, ampliou os direitos sociais e muitas questões que antes eram vistas como “problema de cada um” ou “coisa de pobre” passaram a ser vistas como uma “questão de todos”, como uma responsabilidade pública, e, portanto, garantidas por lei.
A Politica de Assistência Social se conforma como politica de proteção social, não contributiva de responsabilidade do Estado, que procura prover famílias e grupos sociais específicos das seguranças de sobrevivência, de acolhida e de convívio familiar e comunitário, por meio de programas, serviços e benefícios de proteção social, hierarquizados em Proteção Básica e Proteção Especial.
(...) a sociedade brasileira entendeu a pobreza de uma maneira diferente daquela que sempre havia permeado as ações neste campo; significa que a pobreza hoje é vista como resultado de ação do homem, do sistema, e não de uma determinação divina, ainda que haja circunstâncias imprevisíveis que possam causar situações de pobreza. É fruto do modelo econômico, político e social adotado no país, gerador da desigualdade social e da exclusão social (PEREIRA, 2006, p.62)
2 DESENVOLVIMENTO
Com a constituição de 1988, a Assistência Social passa a integrar o capitulo da seguridade social