Caso Foco Editorial
Foco Editorial
Quais comportamentos, atitudes e conhecimentos que você considera indispensáveis para que um profissional seja um bom líder de projeto?
A liderança é a capacidade de comandar e de motivar pessoas, trabalhar em equipe, assessorar e resolver problemas, atuando como catalisador de decisões. Liderar é uma atividade que, se bem feita, mantém a saúde das relações entre os indivíduos. Profissionais capazes de liderar, de exercer poder e influência sobre as pessoas.
Atualmente entender o processo de gerenciamento de projetos tem se tornado vital para organizações, à medida que novos interesses vão aumentando o projeto e passando a exigir um conhecimento de técnicas de negociação que nem sempre estão disponíveis nas empresas.
Por isso, a demanda por profissionais especializados em gerência de projetos é muito grande.Eduardo é chefe na empresa FOCO EDITORIAL, profissional qualificado e indicado para trabalhar no projeto pelos conhecimentos técnicos possuídos. Sob o nome de líder, mantém os projetos muito fiéis a sua própria idéia, demonstrando total autoridade perante seus liderados, que ainda são subordinados. Mostra-se um líder centralizador, suas opniões e mudanças feitas não são absorvidas, fazendo com que o grupo de trabalho seja distante, desunido e desmotivado.
No outro caso de liderança, Antonio Carlos prefere ser chamado pelo apelido, Tom, sempre simpático e disponível. Gosta de decidir com democracia e sem muita formalidade. É um líder com dificuldades de assumir riscos e tomar sozinho as decisões, tornando o processo embaraçado e atrasado.
O líder do projeto deve se conservar alerta e flexível aos acontecimentos diários, mas deve estar sempre se concernindo ao plano inicial para não perder o controle do projeto. A principal qualidade do profissional líder de projeto é saber se comunicar, é o foco das informações, nele concentram as informações que depois deverá processar e divulgar para o restante do grupo.
Um bom líder