Trabalho Individual
1 INTRODUÇAO.........................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO.............................................................................................4
3 CONCLUSAO...........................................................................................................6
REFERENCIAS............................................................................................................7
1 INTRODUÇÃO
A primeira reação de muitos professores ao serem comunicados que terão alunos especiais em suas turmas, é de impacto, e de pensamentos de desistência.
Foi assim com Ana, professora de português, no município de Cruzeiro do Sul, Acre. Ela teria quatro alunos surdos em sua classe, no inicio ela se sentiu despreparada, pois tinha apenas experiência em magistério (não tinha feito qualquer tipo de curso ou especialização) e nunca havia trabalhado com alunos especiais. Porem, em poucos dias sua opinião mudou.
A professora passou a encarar a experiência como uma lição de vida, pois via em seus alunos o esforço, dedicação e vontade de participar mesmo com suas limitações, e apesar de tudo eles tentavam ensinar Ana maneiras de facilitar a comunicação entre eles.
A escola onde Ana lecionava, logo disponibilizou uma interprete para facilitar a participação dos alunos.
Como essa professora conseguiu resolver essa problemática?
A ajuda dos alunos para com os professores é muito importante, pois faz que eles encarem com mais facilidade uma realidade que não é tão presente em seus dia-a-dias. Assim, podem adaptar e modificar os aspectos das aulas para suprir a necessidade de cada aluno.
E muito importante também, é a ajuda da família, que faz o professor perceber as diferenças de cada aluno, fazendo assim, que os trate como os demais.
2 DESENVOLVIMENTO
O primeiro ambiente de atuação pública da criança é a escola.