UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
RESOLUÇÃO Nº 227, DE 18 DE AGOSTO DE 2010
De acordo a RESOLUÇÃO Nº 227, DE 18 DE AGOSTO de 2010,minha área escolhida está no artigo1º a Biodiversidade e Meio Ambiente.
No entanto minha, minha área específica está no artigo 4º que trata das áreas de atuação ligadas a Biodiversidade e Meio Ambiente é a de Ecoturismo.
Ecoturismo é um segmento da atividade turística que utiliza de forma sustentável o patrimônio natural e cultural que incentiva a sua conservação e procura formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem estar das populações locais.
Essa atividade procura valorizar as premissas ambientais, sociais, culturais e econômica e inclui a interpretação ambiental como um fator importante durante a experiência turística.
O Ecoturismo é normalmente praticado em zonas protegidas pelo que os turistas são levados a cumprir um conjunto de regras predefinidas com vista à preservação dos ecossistemas no seu estado natural, da sua vida selvagem e da sua população nativa. Os impactos são inevitáveis a partir do momento em que o ser humano, seja de que maneira for, intervém num habitat natural. Por isso, a dificuldade está em conseguir conciliar desenvolvimento económico e preservação da natureza. Mas uma coisa é praticamente certa: quem gosta da natureza e reserva as suas férias ou fins-de-semana para descobri, tende a respeitá-la.
O termo Ecoturismo foi introduzido no Brasil no final dos anos 80, seguindo a tendência mundial de valorização do meio ambiente. O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) iniciou em 1985 o Projeto "Turismo Ecológico", criando dois anos depois a Comissão Técnica Nacional constituída conjuntamente com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), primeira iniciativa