Trabalho Individual
O tema em questão foi analisado no livro didático em uso no Ensino Médio – História, Uma Abordagem Integrada, Nicolina Luiza de Petta; Eduardo Aparicio Baez Ojeda; Luciano Delfini, Volume Único.
Os autores apresentam o Período da Ascensão da República de Roma com a derrota de Pompeu e a vitória de Cezar que governou Roma até sua morte em 44 a.C., modificando as leis romanas até descaracterizar o sistema Republicano passando para um regime autoritário. Nesse livro os autores abordam a Queda do Império Romano usando o Tema “A Crise Final”.
DESENVOLVIMENTO
O livro apresenta alguns fatores que desencadearam a decadência do Império Romano destacando como:
Fatores Internos
- Crise de valores: A busca desenfreada pelo poder e a corrupção do Estado devastaram os valores tradicionais que reverenciavam a hierarquia Militar, Política e Tradições Familiares.
- Crise do escravismo: O fim das conquistas trouxe escassez de mão-de-obra escrava resultando em um severo abalo na economia de Roma.
- Crise econômica: A Crise do escravismo gerou escassez de alimentos e de matéria para cunhar moeda, elevando o custo de vida e intensificando a pobreza, esses fatores culminaram e Crise Econômica.
Fatores Externos
- Invasões Germânicas: Os povos germânicos se valeram do enfraquecimento de Roma e avançaram sobre o Território Romano.
Os autores valem-se de figuras que ilustram o poderio do Imperador e a cultura religiosa (deuses), mapas que retratam a divisão do Império Romano, porém, são apresentadas de forma superficial sem considerações importantes quanto ao valor dessas fontes e sem incentivo à busca de conteúdos para análise de tais figuras.
As atividades são questões extraídas de vestibulares de Universidades e provas do ENEM, que, a meu ver o aluno só obterá melhor compreensão se houver por parte do professor incentivo à busca de conhecimento em outras fontes, pois, o conteúdo do livro se torna insuficiente.
Como se percebe, os autores voltam-se mais para as