trabalho individual
2 DESENVOLVIMENTO
Quando procuramos em um dicionário o significado de bruxas logo aprece o significado: uma figura maléfica, feia e perigosa. Neste sentido, também os livros infanto-juvenis costumam descrever histórias onde existe uma fada boa e linda e uma bruxa má e horrível.Mas na idade idade moderna as bruxas eram vista pela igreja catolica e os protestante aquelas mulheres que faziam algo impressionante aos olhos da sociedade onde os poderosos das igrejas se sentiam ameaçados.
Ambígua, a bruxa pode ser tanto a bela jovem sedutora (ainda sem marido e cheia de pretendentes) como a horrenda anciã (viúva solitária), aparentada com a morte. Como um tipo psicossocial que emerge no final da Idade Média, essa imagem abarca uma ampla gama de traçados históricos sobre as mulheres e as várias etapas de suas vidas: infância, menarca, juventude, defloramento, gravidez, parto, maternidade, menopausa, envelhecimento e morte. O que a figura da bruxa ensina é certo modo de enxergar a mulher, principalmente quando esta expressa poder.
Ao analizarmos o contexto historico vemos que as parteiras que ajudavam a trazer vidas ao mundo eas enfermeiras que tinham conhecimento sobre ervas e plantas medicionais que curavam epdemias muitas vezes elas eram a unica opçoes