Comunica O E Cinema
São José dos Campos – SP 2015 1EDA
Comunicação e Cinema
Ao longo do crescimento e do desenvolvimento da humanidade, diversas formas de comunicação e arte surgiram para suprir as necessidades do homem. Pinturas, músicas, e o cinema são só alguns exemplos delas. Com o avanço das mesmas, novas tecnologias e transformações nestas formas de comunicação foram surgindo, atingindo e aprimorando os alvos de tais produções.
Cinema Antigo
Tudo começou no século XIX com o cinema mudo e sem cores (preto e branco), onde o famoso ator Charles Chaplin se destacou e chamou a atenção, conseguindo atingir a todos com sua comédia e simplicidade. Nos filmes de Chaplin, ele conseguia proporcionar bons risos ao seu público alvo mesmo com a ausência do som em suas produções, utilizando apenas a linguagem corporal. Tendo isto em mãos, o cinema foi crescendo, novas tecnologias e transformações na comunicação foram surgindo e se desenvolvendo com o passar do tempo, até o surgimento de cores, sons, diferentes gêneros e o público alvo começou a ser mais bem explorado.
Algum tempo depois, o surgimento da Segunda Guerra Mundial mudou todo o cenário cinematográfico mundial. Inevitavelmente, a Europa foi onde os efeitos do conflito se mais fizeram sentir: se por um lado grandes partes dos países viram a sua produção diminuir drasticamente, outros, como a Alemanha e a União Soviética, chegaram a aumentar a sua produção. Devido ao regime vigente, a Alemanha manteve uma produção ativa com mais de 1000 filmes produzidos durante os anos em que Hitler esteve no poder, na sua maioria filmes de propaganda. Com a entrada dos Estados Unidos na guerra, Hollywood contribuiu também com a sua parte, produzindo diversos filmes sobre os acontecimentos, crescendo e obtendo enorme lucro.
Já o pós-guerra na Europa é marcado pelas medidas contra o cinema americano, na tentativa de desenvolver as várias cinematografias nacionais. O melhor