Trabalho Individual
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho versaremos sobre o uso das principais redes sociais nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura como instrumento de ensino e aprendizagem, por meio de uma análise crítica de suas características, acessibilidade e potencial pedagógico, ressaltando pontos positivos e negativos.
2 DESENVOLVIMENTO
As redes sociais estão presentes na vida da maioria dos alunos de hoje, é possível encontrar entre elas uma forma de ensinar conteúdos das aulas de Língua Portuguesa e Literatura?
Certamente, cabe ao professor, um facilitador da aprendizagem, buscar meios de alcançar os objetivos propostos a cada série/ano de ensino, de maneira que seu educando seja levado a compreender que este é um processo contínuo, sendo a rede social, mais que um momento de lazer, mas sim uma das inúmeras ferramentas de ensino.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) da Língua Portuguesa apontam: “Toda educação comprometida com o exercício da cidadania precisa criar condições para que o aluno possa desenvolver sua oportuniza a construção de alunos-cidadãos críticos, no que tange as competências discursivas.”
Durante muito tempo, a aprendizagem de conteúdos formais esteve associada à figura do professor e a estrutura tradicional de ensino. Nota-se que ao longo do tempo a evolução da tecnologia propiciou aos nossos alunos receber um grande número de informações, que contribuem para tal, por isso é preciso que o educador esteja atento e em formação contínua sobre essa “nova forma de ensinar e aprender”, este administrando e filtrando os conteúdos que serão complementares aos transmitidos em sala de aula.
O uso das principais redes sociais, que estão presentes no dia-a-dia dos educandos facilita, mas também podem se tornar apenas uma forma de entretenimento, cabe aqui ao professor intervir de maneira significativa, para o