Trabalho Individual CRIATIVIDADE Leila
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
4 CONCLUSÃO 7
5 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Criatividade é um vocábulo vastamente utilizado e com vários significados. A sociedade atual vive em busca do criativo, do original. A busca pelo novo se impõe a cada passo do cotidiano humano como maneiras de solucionar problemas. Pesquisas sobre o desenvolvimento da criatividade asseguram que a mesma pode transformar os espaços de trabalho e as atividades das pessoas.
A criatividade vem sendo na contemporaneidade uma das problemáticas na educação mais discutidas, sobretudo, pela sociedade abarcar novas confiabilidades ao indivíduo em formação, dentre elas, a competência criativa. É indiscutível sua importância no mundo atual, sobretudo no âmbito educacional, no qual a criatividade deve ser desenvolvida.
Assim sendo, este Portfólio tem o objetivo de refletir e comparar sobre as influências do processo criativo nas práticas educativas escolares no âmbito da formação docente. Serão analisados o artigo: O Professor e a Formação Docente: A Criatividade e as Crenças Educativas Onde Estão?(NUÑES & SANTOS) e o primeiro capítulo do livro: Criatividade e Processos de Criação, de OSTROWER, Fayga.
2 DESENVOLVIMENTO
A liberdade de criar, a criatividade, constitui no potencial da condição de ser humano. Como processos de criação trata das condições individuais e sociais para que a criatividade prospere, com análise histórica das condições sociais nas quais importantes modificações culturais ocorreram. Nesse sentido, Fayga inicia a introdução da seguinte forma:
“O tema deste livro é a criatividade. O enfoque, o ser humano criativo. Consideramos a criatividade um potencial inerente ao homem, e a realização desse potencial uma de suas necessidades.” (Ostrower, 2009, p.5).
Fayga Ostrower no livro Criatividade e Processos de Criação em 1977, obra proposta ao estudo de