TRABALHO INCOTERMS
CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
LIDIANE DE SOUZA ALECRIM
INCOTERMS
SETE LAGOAS, MG.
MARÇO DE 2015.
LIDIANE DE SOUZA ALECRIM
INCOTERMS
Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração de Empresas da Faculdade Cenecista de Sete Lagoas como requisito parcial para a conclusão da disciplina Logística Empresarial, orientado pelo professor Renato Cruz.
SETE LAGOAS, MG.
MARÇO DE 2015.
Conceito de Incoterms
Incoterms (International Commercial Terms / Termos Internacionais de Comércio) definem a estrutura dos contratos de compra e venda internacionais, os direitos e obrigações recíprocos do exportador e do importador, estabelecendo definições e determinando regras e práticas neutras, como por exemplo: onde o exportador deve entregar a mercadoria, quem paga o frete, quem é o responsável pela contratação do seguro.
Os Incoterms trata de regras internacionais, imparciais, de caráter uniformizador, que constituem toda a base dos negócios internacionais e objetivam promover sua harmonia.
Ele propõem o entendimento entre vendedor e comprador, quanto ao deslocamento da mercadoria do local onde é elaborada até o local de destino final: embalagem, transportes internos, licenças de exportação e de importação, movimentação em terminais, transporte e seguro internacionais.
Grupos e definições dos Incoterms
Grupo 1 – Termos aplicáveis a qualquer modalidade de transporte
EXW (Ex-Works) – Na origem
Nesse acordo praticamente toda a responsabilidade do transporte fica por conta do importador. O produto e a fatura comercial devem estar à disposição do comprador na própria fábrica do vendedor.
As despesas e quaisquer perdas e danos a partir da entrega da mercadoria, incluindo o despacho exterior, são de responsabilidade do comprador. O exportador deve oferecer apoio para obtenção da