Resumo econ internacional
Economia internacional é o estudo através de hipótese que envolve todos os aspectos ligados a atividade econômica entre as nações.
O estudo da Economia Internacional envolve todos os aspectos ligados a atividade econômica entre as nações. Suas regras de funcionamento, aspectos legais, trocas monetárias, fluxos de mercadorias e serviços, etc.
Através da economia internacional, sabemos como o mercado interno reage ao mercado externo e vice versa. Analisa também como funciona o mercado de câmbio, ou melhor, analisa todas as variáveis que influem no mercado internacional.
Basicamente é isso.
Você estuda como era o mercado em outras épocas, como o padrão ouro, sistema de bretton woods, no periodo entre guerras, as vantagens e desvantagens de cada sistema de câmbio (fixo e flutuante), balanço de pagamentos, o que é equilibrio interno e externo, estuda o FMI, entre muitas outras coisas.
Com o fenômeno da globalização cada vez mais a interação e interdependência entre as nações torna premente o perfeito funcionamento destas relações e, neste sentido, a solução comumente adotada é a criação de organismos intercontinentais e supranacionais que intercedam no sentido de equilibrar estas relações e promover o PIB de todos os participantes
Consumo e Prodrução
A sobrevivencia do ser humanos depende da satisfação de suas necessidades básicas ou primarias. ( alimentação, vestuário etc... )
Essas Necessidades não são as únicas, pois a evolução do homem trouxe consigo outra tais como: educação, Saúde e lazer, sendo essas chamadas de progressivas.
Para entende-las, o homem precisa produzir bens e serviços. De outra forma podemos dizer que o consumo dos bens e serviços depende da produção em volume satisfatório.
Divisão do Trabalho
A divisão do trabalho e o componente que permite aumentar a produtividade, melhorar a qualidade e também o surgimento de excedentes para trocas.
Adam Smith,em 1776, argumenta em seu Livro “ A riqueza das nações” que