TRABALHO Impermeabilização construção civil
Tema:
A impermeabilização na construção civil.
INTRODUÇÃO / CUIDADOS DE EXECUÇÃO / EQUIPAMENTOS DE EXECUÇÃO DE ETACAS COM ILUSTRAÇÕES TAMBÉM / PROBLEMAS EXECUTIVOS,
INTRODUÇÃO
O que é impermeabilizar
Impermeabilizar é proteger uma estrutura contra os efeitos da umidade. Isso se faz com produtos que impedem a passagem da água através das lajes e paredes – os chamados impermeabilizantes –e outros acessórios para arrematar a vedação, caso do selante aplicado ao redor de janelas. E não se pode descuidar de nenhum detalhe ao montar a sua armadilha contra a umidade. “Se o piso de um banheiro estiver muito bem instalado e impermeabilizado, mas houver falhas na colocação do ralo, ocorrerá infiltração ”, ensina Jefferson Gabriolli, coordenador do Programa Brasileiro de Impermeabilização
A importância da impermeabilização
A vida útil de uma construção é diretamente influenciada pela presença dos sistemas de impermeabilização, que protegem as estruturas contra a ação nociva da água. Eles cumprem a função de formar uma barreira física que contém a propagação da umidade e evitam infiltrações. Consequentemente, previnem também o aparecimento de manchas de bolor, desplacamento de azulejos, surgimento de goteiras e corrosão de armaduras.
Locais impermeabilizados em uma obra:
Fundações
Subsolos,
Áreas molháveis
Lajes, piscinas
Reservatórios
Paredes de contenção.
Soluções disponíveis:
As soluções para impermeabilização podem ser divididas em dois sistemas: rígidos e flexíveis.
Características dos sistemas:
Sistemas rígidos:
Na impermeabilização rígida, os produtos normalmente incorporam-se às estruturas tratadas (revestimentos de argamassa, pisos de concreto, fundações, etc.), adquirindo suas características. Por isso, sua eficácia depende, sobretudo, da integridade do sistema. Até pequenas fissuras podem servir de caminho para infiltrações e eflorescências.
Sistemas flexíveis
Mantas asfálticas
Um dos