Isolamento Térmico na Construção Civil
SISTEMA DE IMPERMEABILIZAÇÃO E ISOLAMENTO TÉRMICO SOBRE COBERTURAS PLANAS
São Paulo
2014
RESUMO
Este trabalho trata de sistema de impermeabilização e isolamento térmico para coberturas planas, promove a sustentabilidade, na medida em que se elimine a necessidade de condicionamento térmico, ou quando a sua utilização for imprescindível, reduzindo a demanda por cargas térmicas de resfriamento ou de aquecimento de ambientes juntamente com a estanqueidade da cobertura. Mostra diversos materiais existentes focando na utilização de sistemas de fácil manutenção aliada a alta durabilidade.
Palavras-chave: Impermeabilização, isolamento térmico, cobertura.
INTRODUÇÃO
Para garantir a estanqueidade e o conforto térmico nos ambientes, existem soluções construtivas de isolação para cada tipo de cobertura. O isolamento térmico para coberturas, diferente que o de paredes, é o elemento em que a aplicação de isolantes térmicos resulta, sempre, em melhoria do desempenho térmico da edificação, qualquer que seja a condição do clima local.
O uso de isolantes térmicos em coberturas promove a sustentabilidade, na medida em que se elimine a necessidade de condicionamento térmico, ou quando a sua utilização for imprescindível, reduzindo a demanda por cargas térmicas de resfriamento ou de aquecimento de ambientes.
O isolamento térmico e a impermeabilização necessita de um projeto específico e, também, de conhecimentos aprofundados sobre as condições do clima local e como cada elemento da edificação irá responder às condições de exposição.
A impermeabilização é um sistema responsável por selar, colmatar ou vedar elementos construtivos, bem como de absorver falhas, sejam elas motivadas por movimentos estruturais ou por deficiências técnicas de preparo e de execução.
Um sistema de impermeabilização na construção é de fundamental importância para a segurança da edificação e para a integridade física do