odisseia
CANTO I
· O narrador invoca a musa para contar as façanhas de Odisseu, desde sua partida de Tróia até a chegada a Ítaca, sua terra de nascença.
· Apresentação de Odisseu, homem que conheceu muitas cidades e costumes, viajante do mar que muitos sofrimentos passou junto com seus companheiros, os quais não consegui salvar graças a ações insensatas praticadas por eles.
· O narrador comenta que, dos guerreiros que lutaram em Tróia, o único que ainda não conseguiu retornar á pátria é Odisseu, que se encontra detido na ilha de Calipso, onde vive sete anos preso pela ninfa, que o quer como marido.
· A causa de seus sofrimentos para retornar a Ítaca é o ódio de Posido, deus que vem impedindo sua volta por vingança, pois Odisseu cegou seu filho, o ciclope Polifemo.
· Os deuses, reunidos no Olimpo, lastimam a situação e, na ausência de Posido, discutem a questão. Atena interfere a favor de Odisseu, pede que Zeus autorize a volta de Odisseu, argumentando que sem o apoio dos outros deuses, Posido não pode dar continuidade à vingança.
· Com o consentimento de Zeus, Atena toma providencias para o retorno de Odisseu.
· Atena envia Hermes para que fale com Calipso e esta liberte Odisseu.
· Atena vai a Ìtaca e aconselha Telêmaco a sair em busca de notícias sobre o pai.
CANTO II
· O narrador apresenta a situação vivida em Ítaca por Telêmaco e Penélope, cercada por pretendentes que a querem como esposa e que estão há muito tempo ali acampados, gastando em fartos banquetes os bens de Odisseu.
CANTO III
· Telêmaco parte para Pilo e encontra Nestor, que lhe fala do pai e da triste história de Agamenon, morto pela esposa Clitemnestra e pelo seu amante Egisto. Conta também como o filho de Agamenon vinga a morte do pai, matando os assassinos.
CANTO IV
· Telêmaco segue para Esparta e encontra Menelau e Helena. Ambos contam histórias sobre Odisseu: como