Trabalho Materiais
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO I
Itabuna, BA
Dezembro/2014
Curso de engenharia civil
Materiais de Construção I
Trabalho apresentado pelos discentes Kauan Silva, Karina França, Juliane Costa, Jéssica Chaussê à disciplina de Materiais de Construção I, para o docente Dermivan Barbosa dos Santos, como obtenção de nota da segunda unidade.
Itabuna, BA
Dezembro/2014
Introdução
A umidade sempre foi uma preocupação para o homem desde o tempo em que habitava as cavernas. O homem primitivo passou a se refugiar em cavernas para proteger das chuvas, animais, frio. Percebeu que a umidade ascendia do solo e penetrava pelas paredes, o que tornava a vida dentro delas insalubre.
Esses problemas fizeram com que o homem fosse sempre aprimorando seus métodos construtivos e isolando a sua habitação. A água, o calor e a abrasão foram e serão os mais ponderáveis fatores de desgaste e depreciação das construções – a água em particular, dado o seu extraordinário poder de penetração.
A umidade ainda é um desafio para a construção civil e o homem procura a cada dia combatê-la.
Sendo assim, a impermeabilização se faz uma das etapas mais importantes na construção, propiciando conforto aos usuários finais da construção, bem como a eficiente proteção que deve ser oferecida aos diversos elementos de uma obra sujeitas às ações das intempéries.
Discussão
Desde muito tempo procuram-se soluções a fim de proteger a vida útil das construções, no constante trabalho de resistir as infiltrações, ou seja, de proteger-se contra as intempéries: vento, neve, sol e chuva.
A água é a grande responsável por 85% dos problemas das edificações, segundo levantamentos realizados junto a setores ligados à construção civil. Em cada um dos estados físicos da água (gasoso/líquido/sólido) ela tem um grau de agressividade. No Brasil não se encontra água no estado sólido (neve), mas em compensação tem-se na forma